ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Depoimentos

“No ano de 2021 comprovamos através de muitos testes e laudos que nossa filha Beatriz se enquadra como uma pessoa com altas habilidades acadêmicas e gestora/criativa. Desconfiávamos de muita facilidade mas como pais não tínhamos muito conhecimento nesta área e da parte educacional tradicional tivemos pouco auxílio. A partir do momento das comprovações nos foi apresentado a Fundação Catarinense - Polo AEE AH/SD de Campos Novos, a qual nos acolheu e nos deu o suporte que precisávamos nas etapas que sucederiam. Neste ano, completamos a aceleração da Bia, e com isso verificamos que seu interesse e motivação retornaram para o seu dia-a-dia. Percebemos ela mais feliz por estar no seu nível de conhecimento e por estimular diversas habilidades durante seu atendimento no polo, o qual, conforme relato dela, ‘é um lugar muito divertido.’”
Maria Liz Werlang Beló
mãe de Beatriz Werlang Beló
“Gostei muito do andamento da aula. A professora é muito simpática e atenciosa, conversamos e nos conhecemos bem. Sobre a aula, a ideia do projeto, das parcerias e de como é versátil as aulas me alegra bastante, não vejo a hora de dar início aos projetos. Vale ressaltar o suporte sensacional que estão me dando, só de receber essa atenção especial, fico muito feliz. Esse projeto tem muito futuro e, além de ajudar a mim, vai ajudar muitas outras pessoas.”
Weslley Wichmann Stürmer
Polo AEE Zélia Scharf
“Acho relevante essas aulas, vou poder trabalhar com projetos descobrindo aos poucos o que quero realizar durante o serviço. Começamos o projeto para estudar para as olimpíadas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), resolvendo os simulados e me organizando para as próximas aulas. Está sendo bem produtivo, quero continuar com certeza.”
Alexsandro Krzizaniack, 16 anos
Polo AEE de Chapecó, EEB Zélia Scharf
“Eu adoro as aulas no polo Altas Habilidades/Superdotação, as pessoas são maravilhosas e o tempo passa muito depressa. As aulas contribuem muito no nosso aprendizado, desenvolvimento nas habilidades e até convivermos em sociedade. Compartilhamos nossas maneiras de pensar, fazemos coisas novas em casa aula e assim vemos o que realmente queremos cursar.”
Amanda Alboleda Silva Fraga
“As aulas no Polo tem possibilitado a Amanda a se abrir a novos conhecimentos e desafios. Além de aprimorar suas habilidades de comunicação e aprender novas maneiras de pensar e agir.”
Responsável: Raquel Alboleda Silva
“Gosto dos atendimentos mas ainda não sei como irá contribuir para o meu desenvolvimento pessoal.”
Arthur Weber Cardoso
“Na verdade, como faz pouco tempo que ele começou a frequentar, notei poucas diferenças, mas consegui perceber um despertar maior em outras áreas que não era a qual ele foi indicado, sempre se destacou na matemática , agora já voltou a desenhar como fazia quando criança.”
Responsável: Ione Weber
“Eu gosto dos atendimentos e das pessoas do Polo, por eu ter crescido em uma casa onde tenta desenvolver diversas áreas do meu cérebro eu já estou acostumada com as didáticas acadêmicas então eu sei que elas ajudam bastante no nosso crescimento e desenvolvimento. Esses atendimentos estimulam nossa capacidade intelectual e de aprendizagem. É uma maneira muito divertida de aprender.”
Gabriele Ribeiro de Melo
“Acho muito importante a sua participação. Faz pouco tempo que frequenta o Polo, então ainda não percebi mudança significativa. Vejo que minha filha tem muito interesse em ir para o Polo e isso me deixa muito feliz. As atividades têm sido um suporte ou extensão da maneira como já estimulamos em casa. Acredito, inclusive, que deveriam aumentar o nível.”
Responsável: Carine Ribeiro de Melo
“Adorei! Muito bom, adoraria continuar a fazer as aulas, já me achei em um lugar, um assunto que me interessa: LEGO. Eu já montei vários protótipos em casa e adoro fazer coisas relacionadas a programação em arduino/mindstorm em geral. A única parte ruim disso é que a aula acaba logo hehehe.”
Heitor Rauber Scussiato, 13 anos
Polo de Chapecó - EEB Zélia Scharf
“Eu adoro os atendimentos do polo Altas Habilidades/Superdotação, pois sempre gosto de aprender alguma coisa a mais e fiquei muito feliz quando surgiu essa oportunidade. Com essas aulas vou adquirir mais conhecimento e sempre fico esperando semana por semana para chegar o dia da minha aula.”
Leonardo Pauli
“Essa oportunidade permite que meu filho aprenda coisas novas e faça exercícios para melhorar sua concentração. Depois que ele começou a participar das aulas, ficou com mais vontade de fazer as coisas e também sempre fica esperando chegar o dia para poder ir para a aula.”
Responsável: Zenita Alflen Pauli
“Meu nome é Luiz Victor Carpes Cardoso, tive a oportunidade de conhecer a Fundação Catarinense de Educação Especial: Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (São José/SC) onde participo da oficina de robótica sob a orientação da professora Ana Paula Duarte. Estou participando a pouco tempo do NAAH/S e me sinto muito feliz com isso, pois além de explorar atividades envolvendo conhecimentos de astronomia, manuseei as peças de lego programável e montei um satélite artificial. Participei de um encontro de enriquecimento com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Adolfo Stotz, ampliando meus conhecimentos com bases científicas a respeito da formação do Sistema Solar, o ciclo das estrelas e suas características espectrais, asteroides e as leis de Kepler, entre outros. Quero aprender muito mais, fazer algo importante para ajudar a sociedade e quem sabe até mesmo para o nosso planeta.”
Luiz Victor Carpes Cardoso, 10 anos
Estudante da Escola Estadual Básica Aldo Câmara da Silva (São José/SC) e aluno da oficina de robótica no NAAH/S
“Nosso filho, Luiz Victor Carpes Cardoso, aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades, mais especificamente da oficina de robótica, ministrado pela professora Ana Paula Duarte vem a cada dia de interação compartilhada na FCEE/SJ-SC demonstrando aguçar seu interesse em aprofundar os conhecimentos sobre os mistérios que circundam o vasto universo. Estávamos desmotivados enquanto pais, frente a falta de interesse dele nos estudos em relação a determinados conteúdos programáticos e a crescente necessidade de ir atrás de desbravar curiosidades arquitetônicas, fenômenos naturais e astronômicos sem ter um acompanhamento mais aprofundado de nossa parte. Apesar de ser pouco tempo de interações, já começamos a constatar melhoras em seu comportamento e vislumbramos a possibilidade de criar parcerias para favorecer o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades sem reprimir suas necessidades e interesses.”
Responsáveis: Luiz Alberto Cardoso e Karla Pereira Carpes
“Para Eloá, aluna do AEE, está sendo de suma importância, além de ajudar na progressão do seu desenvolvimento cognitivo e motor, supera desafios e cria condições para desenvolver novas habilidades, e também usufruir com qualidade do seu potencial. Além disso, a Eloá está gostando muito de participar, adora fazer as atividades diferenciadas, superando seus limites.”
Kariane C. Corrêa Castilhos, mãe da aluna Eloá Corrêa Castilhos, de 7 anos
2° ano EF - Polo de AEE AH/SD da EEB Vidal Ramos
“Acho que esse contato irá me ajudar a desenvolver minhas habilidades sobre tudo, mas principalmente sobre artes. Eu realmente amo os atendimentos. Eu sempre me achei estranho, pois eu sempre era diferente dos outros, sempre tendo ideias muito loucas, mas ninguém me entendia. No atendimento, é como se todos me entendessem e eu fico feliz com isso.”
Márcio Rogério de Sousa Rodrigues Junior
“Considero de suma importância a participação do meu filho no polo de altas habilidades/superdotação. O Márcio Rogério desde muito cedo vem desenvolvendo uma certa facilidade de aprendizado, notamos isso nele ainda muito criança. A facilidade com que ele aprendeu a ler e escrever muito cedo sempre nos surpreendeu. Cada vez mais vem mostrando que é capaz de se superar, mesmo ainda muito jovem, pois se renova a cada dia e apresenta facilidade em aprender. Todos da minha família acham impressionante a maneira, facilidade e habilidade que o Márcio Rogério vem adquirindo cada vez mais conhecimento. Em casa, estamos notando que ele está desenvolvendo novas habilidades, como por exemplo, querer falar inglês fluente, facilidade de aprender coisas modernas, agir mais nos estudos por conta própria, já fala no futuro e o que pretende fazer. Também observamos que o Márcio está tendo mais atitudes para resolver as questões escolares e entendemos que isso é devido ao novo momento da sua vida escolar."
Responsável: Alexsandra Azevedo de Sousa Rodrigues
“Gosto bastante dos atendimentos, já que posso me divertir com tópicos de meu interesse, assim como descobrir outro. Tenho já uma perspectiva de como o atendimento pode contribuir com meu desenvolvimento, principalmente quanto a conexões.”
Miguel Flores Paiva
"Sim, considero importante, pois pode ajudar ele a focar melhor em objetivos, e direcionar sua aprendizagem.”
Responsável: Bárbara Luisa Corrêa Flores
“Venho por meio deste ressaltar a importância do trabalho da equipe do AH/SD Paulo Blasi no desenvolvimento intelectual dos meus filhos, Emanuel Tomonini e Verônika da Silva. Existe uma enorme preocupação em reordenar as expectativas e áreas afins de conhecimento, bem como a exploração destas. Noto que, com o passar do tempo, as áreas de domínios e conhecimentos se alteram e continuam a receber atenção, dedicação e desenvolvimento pelos nossos profissionais. Obrigada pela oportunidade de fazer parte deste processo incrível.”
Responsável: Mirian Cassiano
Mãe de Emanuel Tomonini (13 anos, aluno), Veronika da Silva (7 anos, aluna) e Valleck Tomonini (20 anos, ex-aluno)
“Gosto muito dos atendimentos. Acho que isso irá me ajudar muito no meu desenvolvimento pessoal. Ele ajuda e estimula meu raciocínio lógico. Consigo resolver as questões de forma mais rápida.”
Pietro Daga Borba
“Considero SUPER IMPORTANTE a existência do Polo. Após iniciar sua participação, Pietro passou a ter mais persistência, autoconfiança, menos ansiedade, além de expressar melhor seus sentimentos e necessidades.”
Responsável: Sandra Mara Daga
“Eu adorava os atendimentos do Polo AEE AH/SD. Lá, eu me sentia acolhida, sentia que poderia me deixar desenvolver, expressar, crescer e compartilhar. Eu sempre tive muito carinho pelo Polo justamente por esse apoio extra, não somente no âmbito educacional, mas também no pessoal. Nós definitivamente precisamos de algo assim, é um programa fundamental em um ambiente escolar. Além disso, por colocar em contato pessoas mais parecidas que ao mesmo tempo são tão diversas, permite um crescimento de todos, pois há bastante harmonia e amizade, além da criação de conexões que vão além do ambiente escolar. Eu, como ex-aluna do Polo, posso dizer com todas as letras que eu não seria quem eu sou hoje sem tudo o que o Polo me proporcionou de crescimento educacional e pessoal pois, além de ter o conhecimento, é preciso saber expressá-lo e compartilhá-lo."
Poliana Schneider
“Foi fundamental para o desenvolvimento e conhecimento de si. Aprendeu a se impor, pois antes se escondia e hoje é detentora de vários conhecimentos e ansiosa por novos. Compreendeu seu espaço e suas habilidades como algo bom, onde antes tinha vergonha, sofrendo por ser diferente intelectualmente. Ampliou seus horizontes, seus conhecimentos e suas habilidades. Obrigada ao Polo AEE-AH/SD pelo trabalho!”
Responsável: Adriana Mannes Schneider
“Ryan é uma criança que manifestou desde cedo um olhar diferenciado para o mundo ao seu redor. Aos 2 anos e meio ele foi diagnosticado com autismo pela própria FCEE. Nós familiares buscamos todas as alternativas possíveis para apoiar no seu desenvolvimento e, a maioria, inclusive, encontramos no próprio meio público. Ryan sempre estudou em instituição pública e devo agradecer a Deus que colocou pessoas maravilhosas em nossas vidas, desde diretores destas instituições, professores, pedagogos e auxiliares de sala que oportunizaram um ambiente de diálogo e muito trabalho em parceria. É graças a estas pessoas também que o Ryan chegou ao NAAHs. Gleyse foi uma auxiliar de sala muito comprometida na escola do Ryan, que observando seu comportamento em sala, levou o caso dele ao conhecimento do NAAHs. Foi a partir daí que Ryan ingressou nas avaliações através da Oficina Exploratória e após um determinado período foi confirmado a Superdotação e direcionado para a oficina de Robótica Educacional com a professora Ana. Ryan ama o NAAH/S e toda a equipe com quem ele se relaciona! Lá ele encontra solo fértil para dar vazão às suas ideias e também desenvolver suas habilidades sociais e até humanitárias. Ryan manifesta interesse por várias áreas, tem um carinho especial pela astronomia e também considera a possibilidade de ser um cientista. Devo dizer que o NAAHs, na minha visão, é um ambiente muito acolhedor, com uma equipe de profissionais engajados e experientes. É um ambiente de suma importância para o desenvolvimento de uma geração com potencial para grandes realizações na sociedade.”
Responsável: Caroline Daufemback Henrique, 37 anos
Mãe de Ryan Daufemback Perotti, 9 anos, aluno do NAAH/S - Oficina de Robótica Educacional
“Gosto muito dos atendimentos e acho que isso pode me ajudar a descobrir coisas novas pelas quais possa me interessar, como também pode aperfeiçoar coisas que já faço, como por exemplo, escrever ou desenhar.”
Sofia Garcia de Souza
“É importante a participação da nossa filha no Polo. Percebemos um interesse maior pelas suas habilidades de desenho e escrita, e uma satisfação em interagir com outros alunos com as mesmas habilidades e nível cognitivo de aprendizagem.”
Responsável: Leiliane Garcia
"Eu gosto dos atendimentos e acredito que minha participação no Polo é importante para o meu desenvolvimento intelectual, porque eu e meus colegas jogamos bastante jogos de enigmas, ou seja, que tem que raciocinar.”
Jader Peron Schlichting Filho
“Apesar de ainda não ter observado grandes mudanças, mesmo porque faz pouco tempo que está frequentando o Polo, acredito que esses novos estímulos o ajudarão bastante no seu desenvolvimento.”
Responsável: Jader Peron Schlichting
“Tudo começou por volta de 2017, quando o CAPP (Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick) realizou uma avaliação na minha escola, EEB Rudolfo Luzina, em Nova Erechim. Nela, os professores selecionaram alguns alunos que consideraram ter destaques nas disciplinas e um melhor entendimento geral dos conteúdos. Também foi entregue uma folha para alunos que se interessassem em participar de uma avaliação de desenho por parte da equipe do CAPP. Mais tarde, caso o aluno se destacasse, seria chamado para as oficinas em Chapecó. Foi por exemplo o meu caso, fui avaliado e chamado para participar da oficina. Então, comecei a frequentar uma vez por semana. Durante esse período, produzi uma série de desenhos e aprendi conteúdos relacionados a perspectiva, sempre desenvolvendo principalmente minha criatividade. Porém, com o tempo, se tornou inviável eu vir para Chapecó. O transporte se tornou caro e normalmente eu voltava tarde para casa, pois o trajeto era mais longo do que o normal. Isso resultou na minha desistência da oficina. Mas durante o tempo que fiquei fora do CAPP, não deixei de praticar e aprimorar as técnicas que haviam sido passadas. Em 2021, vim com minha irmã morar em Chapecó, iniciei meus estudos no IFSC e lá conheci uma pessoa que frequentava o CAPP. Com a ajuda dela, entrei em contato com o pessoal e, em 2022, consegui retornar para a oficina de Artes. Já com algumas técnicas de desenho compreendidas durante os anos, produzi uma série de desenhos focados principalmente no lápis 6b e traços finos com a lapiseira, desenvolvendo assim desenhos com base em espadas medievais. Hoje, continuo a oficina estudando simetria e o posicionamento dos desenhos nas folhas, aventurando-me também em outros estilos e composições, dando enfoque principalmente na liberdade de criação que a oficina nos fornece.”
Miguel Schneider
Educando da oficina de Artes Releituras de Mundo no CAPP (Centro De Atividades Psicofisicas Patrick), em Chapecó
“Gosto dos atendimentos e acredito que minha participação tem grande importância, pois as professoras sempre tentam fazer com que exploremos novas áreas de conhecimento, e vão em busca de parcerias que possam beneficiar o nosso aprendizado.”
Eduardo Koch
“Gosto dos atendimentos e acredito que minha participação tem grande importância, pois as professoras sempre tentam fazer com que exploremos novas áreas de conhecimento, e vão em busca de parcerias que possam beneficiar o nosso aprendizado.”
Responsável: Letícia Evani de Souza Koch
“Gosto dos atendimentos porque podemos falar sobre qualquer assunto. Acredito que ele será importante para o futuro, pois nos ajuda a encontrar e descobrir novos interesses.”
Suellen Schappo Hillesheim
“Considero importante e interessante a participação da Suellen nesse polo de AH/SD, pelo fato de ter um grupo menor e os alunos poderem expor suas ideias e trocar experiências entre si. Na minha opinião e aos meus olhos, a Suellen não se considera diferente nem melhor do que qualquer colega seu. Ela é inteligente, sabe o que quer e tem opinião própria.”
Responsável: Sandra Schappo Hillesheim
“Eu amo fazer parte da Oficina Poéticas do Corpo, lá eu me sinto muito bem, me sinto acolhida por todos. A professora Adriana sempre nos proporciona atividades incríveis e nos incentiva muito, nos apoia e nos trata muito bem. Eu adoro fazer parte do CAPP, todo mundo é tão gentil e atencioso, tanto os professores quanto os educandos, têm enriquecimento incríveis que despertam muito interesse.”
Laura Machado Martarelo
Aluna da oficina Poéticas do Corpo, do CAPP, ministrada pela professora Adriana Maria Moraes Weber
“No ano de 2021, quando ainda morávamos em Palhoça, a professora percebeu que o Pedro tinha um raciocínio diferente, que aprendia tudo rapidamente. Fizemos um acompanhamento com profissionais que realizaram testes que identificaram altas habilidades. Quando viemos para Chapecó, uma amiga indicou o CAPP, pois tratava-se de uma instituição de referência para esses casos. Fomos muito bem recebidos e acolhidos, o Pedro ama e espera o dia de ir novamente. Se sente feliz em compartilhar seus aprendizados conosco e isso sem dúvida faz toda a diferença em “nossas” vidas, somos muito gratos a todos os envolvidos. Nosso filho é nossa maior riqueza, faremos tudo o que for possível para vê-lo feliz!”
Responsável: Katiuscia Evangelista
Mãe do aluno Pedro Evangelista

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.