ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Dados

A quantidade exata de pessoas com altas habilidades/superdotação não é conhecida. A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que entre 3,5% e 5% da população possua superdotação acadêmica – dado que se refere apenas aqueles identificados nos testes de desempenho intelectual e pelo alto rendimento escolar. Contudo, quando incluída a superdotação criativo-produtiva – que contempla áreas do conhecimento como liderança, criatividade, competências psicomotoras e artísticas – a estimativa é ampliada para uma parcela entre 15% a 20% da população.

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2021, há 23.758 estudantes identificados com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados em escolas públicas e privadas da educação básica no país.

Em Santa Catarina, esse público totalizou 1.524 estudantes em 2021, conforme o Censo Escolar da Educação Básica, que engloba instituições das redes estadual, municipal e privada. Somente na rede estadual de ensino, são 668 estudantes com altas habilidades/superdotação matriculados, conforme registrado no sistema Educação na Palma da Mão da Secretaria de Estado da Educação (SED). Destes, 372 estão no Ensino Fundamental, 292 no Ensino Médio e 2 estão em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Outra referência catarinense é a quantidade de alunos atendidos nos 28 Polos de Atendimento Educacional Especializado AH/SD implantados pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em diversas regiões de Santa Catarina. No total, são 418 alunos com altas habilidades/superdotação atualmente em atendimento.

Ainda que o total de alunos com AH/SD identificados no Censo Escolar tenha saltado de 104 em 2010, quando foi implantado o NAAH/S em Santa Catarina, para 1.524, em 2021, o número ainda está muito aquém do estimado pela OMS. Somente na rede estadual de ensino deve haver 26.914 estudantes com AH/SD, o equivalente a 5% do total de 538.286 matrículas, conforme percentual estabelecido pela OMS.

Este dado evidencia a necessidade urgente de união de esforços no sentido de promover meios/instrumentos que favoreçam a identificação desse público e, por consequência, a implantação de serviços de Atendimento Educacional Especializado.

Atualização: Maio 2022

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Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.