PARA SABER MAIS

Publicações Técnicas

Publicações técnicas

Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina
FCEE, 2021

Altas Habilidades/Superdotação Rompendo as Barreiras do Anonimato
Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial, Andréia Rosélia Alves Panchiniack (Coord) – 2ª ed. Revisada e Ampliada – Florianópolis: 2016.

 Vozes do NAAH/S: poemas e narrativas
Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. Vozes do NAAHS: poemas e narrativas. Org. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – FCEE. Florianópolis: DIOESC, 2013.

Saberes e Práticas da Inclusão – Ensino Fundamental
Ministério da Educação

Saberes e Práticas da Inclusão – Ensino Infantil 
Ministério da Educação

Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais
Angela M. R. Virgolim. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento
Susana Graciela Pérez Barrera . Revista Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, n. 22, 2003.

A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação
Angela Mágda Rodrigues Virgolim . Revista Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, v. 27, n. 50, 2014.

Manual de identificação de altas habilidades/superdotação
Autores: Susana Graciela Pérez Barrera Perez e Soraia Napoleão Freitas
Guarapuava: Apprehendere, 2016.

A Construção de Práticas Educacionais para alunos com AHSD – Volume 1: Orientação a Professores
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação – Volume 1: Orientação a Professores. Organização: Denise de Souza Fleith. Brasília, DF, 2007.

A Construção de Práticas Educacionais para alunos com AHSD Volume 2 Atividades de Estimulação de Alunos
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação – Volume 2: Atividades de Estimulação de Alunos. Organização: Denise de Souza Fleith. Brasília, DF, 2007.

A Construção de Práticas Educacionais para alunos com AHSD – Volume 3: O Aluno e a Família
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Volume 3: O Aluno e a Família. Organização: Denise de Souza Fleith. Brasília, DF, 2007.

Conceitos de Altas Habilidades/ Superdotação
Conceitos de Altas Habilidades/ Superdotação. Portal MEC – SEESP – Novembro, 2007.

Altas Habilidades/Superdotação e a Inclusão Escolar
Altas Habilidades/Superdotação e a Inclusão Escolar. Portal MEC – Sitio SEESP. Novembro, 2007.

Altas Habilidades / Superdotação: Encorajando Potenciais
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Altas Habilidades / Superdotação: Encorajando Potenciais. Angela M. R. Virgolim. Brasília, DF, 2007.

Saberes e práticas da inclusão – Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão – Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades / superdotação. Brasília, 2005.

A criança superdotada em nosso meio: Aceitando suas diferenças e estimulando seu potencial
Angela M. R.Virgolim. (2001, maio). A criança superdotada em nosso meio: aceitando suas diferenças e estimulando seu potencial. Escola de Pais do Brasil, Secção de Brasília, Maio, 08-10

Altas Habilidades: Revendo concepções e conceitos
Artigo de autoria de Dóra Cortat Simonetti – ABAHSD – Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados.

Lives FCEE

O cenário das AH/SD em SC
Transmitido ao vivo em 25 de ago. de 2020

Da Invisibilidade a Identificação de alunos com Indicadores de AH/SD no Ensino Regular
Transmitido ao vivo em 9 de set. de 2020  

Educação Especial e Artes: Ações Inclusivas
Transmitido ao vivo em 20 de jul. de 2021  

Live Alusiva ao Dia da Superdotação
Transmitido ao vivo em 10 de ago. de 2021

Aceleração Escolar para alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
Transmitido ao vivo em 17 de set. de 2021

Quando o bullying está presente no universo das AH/SD: como reconhecer e prevenir
Transmitido ao vivo em 3 de set. de 2021

O cenário das AH/SD em SC
Transmitido ao vivo em 25 de ago. de 2020

Vídeos 

Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado de Estudantes com AH/SD
(em Libras)
CAS/FCEE. Publicado em 28 de out. de 2021



Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.