ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Por Camyly R. Prudêncio, 13 anos
Morena com cachos, até que legal, Um pouco grossa, mais uma pessoa real. Barata se chama o problema, Um medo que tem desde pequena. Um retrato fiel do pai, nos pensamentos e nas ações, Mas tem um espaço no coração, guardado para o amor da mãe. Gosta de filmes de...
Por Lara Klöppel A., 13 anos
Esgotam-se os rios E mares a fio Acabam-se as plantas Antes tantas! Fogem os que temem A fúria de seus inventos Matérias, pessoas, eras Tudo… Já era O que se podia fazer Não se fez Por quê? Vivos, mortos, corpos Se retorcem no enxofre corrosivo E depois, no fim, Renascem...

Mar

Por Lara Klöppel A., 13 anos
Quanto mais longe se vai, mas se quer voltar A distância pesa No coração do mar As ondas vem e vão Dançando na areia A sinfonia das águas Canta igual a uma sereia Em terras longínquas fui Forçado a me refugiar Mas meu coração clama O eterno canto do mar...
Por Verônika Silva Mendes, 13 anos
Uma é discreta A outra uma festa Uma é meta Todas estão corretas A poesia é sua É minha É sol É lua A poesia é sonho Que voa por aí Que toma nosso coração Que faz tremer as mãos Sim e não Me inspirei observando o chão A poesia...
Por Isadora Trindade Pereira, 12 anos
Mesmo depois da escravidão Bate um aperto no peito De saber que ainda há fome Por uma coisa desse jeito Uma cor, um detalhe assim Separa “branco” e “preto” E deixa o mundo desse jeito Um lugar obsoleto Nós reclamando de aula sem nem dar bola… … Para o pobre...
Por Davih Mazzini, 12 anos
Poesia é pra pensar! Poesia é pra amar Poesia é pra ter dor Pense sobre, por favor! Poesia é pra pensar! Poesia é pra mostrar O que o outro diria Sobre o nosso dia a dia Poesia é pra pensar! Poesia é pra afirmar O que você pensa um dia...
Por Davih Mazzini, 12 anos
Imagine você vendo o noticiário de manhã: “Olá! Bom dia!” “Aproveite seu croissant, pois a partir de agora” “Não pode mais fazer poesia!” Seria o fim! Tantos poetas iriam morrer Morrer de vontade de ver A flor de jasmim florescer! Era tão bom, Quando ainda aproveitavam a Lua… Uma infinidade...
Por Renata Pereira Haas, 12 anos
Você se sente assim? Nessa angústia bizarra? É difícil pra mim Explicar o que se passa! Ainda mais rimando! Nessa coisa sincronizada! MINHA CABEÇA ESTÁ GIRANDO! AH! QUE RAIVA! CHUTA, QUEBRA! ESTRACALHA! NÃO VOU MAIS AGUENTAR AGUENTAR ESSA RAIVA! Às vezes não controlamos Não é nossa culpa, afinal Mas quando...
Por Renata Pereira Haas, 13 anos
Passa, tempo Rápido que nem vento O rápido só depende de ti E a vontade que tens pra ir Vira, ampulheta Conta os segundos Passa, sol Conta os dias e minutos Passa, vida Deixe as marcas do viver Mas a areia do tempo Não as deixará aparecer O tempo passa...
Por Renata Pereira Haas, 13 anos
A vida é curta demais para querer Curta demais para sentir Curta demais para ver O que está por vir A vida é curta De pavio curto Tem gente que surta E vive no susto Mas ela é curta demais pra não querer Curta demais para não sentir Curta demais...

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.