ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Por Julia M. Copatti, 13 anos
Após Cecil terminar de comentar se o que acontecera com a esposa e o Fantasma seria contado aos futuros filhos, Virginia ficou envergonhada, pois sabia que havia prometido ao Sir. Simon que jamais contaria a ninguém o que houve. E sem perceber, ela devaneou em seus pensamentos relembrando todo o...
Por Renata Pereira Haas, 15 anos
Eu acordei confusa. Eu levantei minha cabeça e olhei para os lados. Eu estava na biblioteca, e havia adormecido enquanto lia um livro. Talvez tudo aquilo com o fantasma tivesse sido um sonho estranho. Muito estranho. Eu me levantei e fui guardar meu livro na prateleira, quando reparei que minhas...
Por Isabeli Jorge Cirino, 12 anos
Após a parede atrás deles se fechar, a caverna que até então estava mergulhada na escuridão se iluminou. Em determinados pontos nas paredes surgiram tochas com fogo. Isso confortou a jovem Virginia, que já estava assustada com todo aquele breu. Quanto mais adentravam na caverna, mais o vento aumentava. Chegaram...
Por João Henrique
Após atravessar a parede do Salão das Tapeçarias, Virgínia e o fantasma começaram a passar por um largo corredor, que se estreitava enquanto viajavam cada vez mais rapidamente. Ao final, estavam em um imenso salão, que continha duas portas. Uma das portas, à direita, era gélida, enquanto que a porta...
Por Davih Mazzini
Em um instante o lambri se fechara atrás deles e o Salão das Tapeçarias ficou vazio. Agora estavam os dois de mãos dadas, em uma caverna fria e escura. Virginia não conseguia ver nada. ― Aqui está mais frio que o inverno lá fora ― disse Virgínia batendo os dentes....

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.