ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Poema, poesia, poeta

Por Verônika Silva Mendes, 13 anos

Uma é discreta
A outra uma festa
Uma é meta
Todas estão corretas
A poesia é sua
É minha
É sol
É lua

A poesia é sonho
Que voa por aí
Que toma nosso coração
Que faz tremer as mãos
Sim e não
Me inspirei observando o chão

A poesia é sonho
Que entra em nossa cabeça
Mexe com nosso cérebro
Que navega pelo mar

A poesia é um pesadelo
Qual será o modelo?
Selo de correio
Mande-me por e-mail
Se afoga no lago
Se encontrar com um mago
Chato, pato
Rato, sapato, mato
Sabe?

Eu até queria acreditar
Mas tudo é tão mal
Sem açúcar, sem sal
Poesia do meu coração
Me façam uma correção
Nestes dias de cão
Essa é a minha percepção
Ninguém nos estende a mão
Cairemos de cara no chão
Os poetas são sem noção.

Sabe?
Isso é bom!
É bom não se encaixar numa sociedade doente
Parem o mundo que eu quero descer
Moço do disco voador, me leva junto com você
Ai minha criança
Eu não quero crescer
Não é possível
Não é visível
Eu não aceito.

Meu poema
É um emaranhado
Um monte de um nada
Poetas suicidas
Desaparecidos debaixo dos arquivos
Sangue nos papéis
Que lugar cruel!

Meu eu interior
Seu teu anterior
Ouça o barulho do motor
Nesse seu eu incolor
Meu coração pulsa por amor
Meu coração atormenta em dor!

Sabe?
Esses dias meu coração saiu sozinho
Ele é tão novinho
Eu quis ficar preocupada
Mas daí descobri que não conseguia
Que era logo ele que me permitia ter preocupação
Passaram-se dias
E ele voltou para o ninho do meu peito
Eu que não lhe dava o devido valor
Aprendi que sem ele, o mundo não tinha cor!

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.