ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Dead’s World

Por Pedro Samborski, 12 anos

Ser feliz não é questão de rosto
Não é questão de modo
Não é questão de gosto
Não é questão de foto
É questão de viver livre
Sem ter ou querer um mundo imposto

Achar que dinheiro é felicidade
Não tome essa atitude obsoleta
Achar que pobreza é “sacanagem”
É um fim de um unido e justo planeta
E se obcecar pelo padrão alto
É apagar as luzes, e deixar a vida preta

Por que achas que os mortos morrem?
Por que achas que os mortos vivem?
Por que achas que o dinheiro te leva aos céus?
Pois esmaguem, com força, pisem!
Acabem com a esperança, com a luz no fim do túnel
Pois o túnel racha, com as mentiras que vocês tanto dizem

Ser feliz não é questão de casa
Viver não depende de maquiagem
A maquiagem que entre os mortais é uma fantasia
Uma alteração de imagem
Aprisionamento de fraqueza, de agonia
Pois repito, bolso vazio não é igual a “sacanagem”

O mundo dos mortos é dividido em dois
Os céus e o inferno
O sul e o norte
O verão e o inverno
Entre almas que sobem, almas que descem,
Viver, e morrer, é ser puro, é ser mero

Escolha morrer, ou viver
Escolha entre dois tipos de brasa
A que crema e corrói
Ou a que cuida, a que abraça
Escolha ser feliz
Ou morrer fazendo “pirraça”

Viver pode ser uma caixinha de surpresas
E as surpresas são várias
Mas viva tendo uma certeza
Morrer não é o fim
É o início de uma vida de esbeltezas
É o início de sua vida divina

Mas se preferir cremar; pois creme.

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.