ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Ah… sinto muito…

Por Renata Pereira Haas, 14 anos

Ah…
Você consegue sentir?
Bem dentro de você, um segredo que ninguém pode mexer.
O seu tesouro.

Não os deixe saber
Não sabemos nem sobre nós mesmos, tampouco sobre eles.
Será que te aceitariam com a sua condição imensurável?
Punidos e abençoados
Com a capacidade
de sentir

Estou triste, apaixonado
Tudo junto e misturado
Mas ninguém sabe
Se eu não disser.

Ah…
Você consegue emitir?
Não estou com raiva, diz o que grita.
Não estou triste, diz o que chora.

Nem a máscara mais grossa.
De ferro forjado e feito pra ferir
Vai conseguir inibir
Tais sentimentos.

Ria até que o ar acabe.
Chore até que as lágrimas parem.
Grite até seus pulmões estourarem.
Quem nunca, afinal?

Poetas, levantem-se
É uma caverna a se explorar
É ouro para se encontrar
E pessoas para emocionar.

Robôs são como nós.
Andam e falam
Aprendem e trabalham
Mas robôs não entendem
A dor de um dedo machucado
Ou a dor de um coração quebrado.

Será que emoções são boas?
Será que sentir é ruim assim?
Será que esse poema é bom ou ruim?
Tudo depende de uma só coisa…
Como estou me sentindo hoje?

Estou me sentindo bem assim.

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.