ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Ack! Que Raiva!

Por Renata Pereira Haas, 12 anos

Você se sente assim?
Nessa angústia bizarra?
É difícil pra mim
Explicar o que se passa!

Ainda mais rimando!
Nessa coisa sincronizada!
MINHA CABEÇA ESTÁ GIRANDO!
AH! QUE RAIVA!

CHUTA, QUEBRA!
ESTRACALHA!
NÃO VOU MAIS AGUENTAR
AGUENTAR ESSA RAIVA!

Às vezes não controlamos
Não é nossa culpa, afinal
Mas quando nos frustramos…
NÃO TEM DESCULPA!
É SUA CULPA!
E FICA TUDO IGUAL!

Inspira…
Respira…
Se acalma…
e NÃO PIRA!

Você está bem…
Agora me diga…
O que faz você
Perder a própria linha?

JOGA O JOGO!
PERDE O PROGRESSO!
ENTRA NA FASE
DA ÁGUA OU DO GELO!

TÁ TUDO ALI!
SO FALTA UMA LETRA!
DAÍ ALGO DÁ ERRADO
E A TELA FICA PRETA!

MURPHY, SEU MALDITO!
VAZA, AGORA!
SE VOCÊ QUER FERRAR COMIGO
AGORA NÃO É A HORA!

JOGA TUDO PRA CIMA!
PACIFISMO É O ESCAMBAU!
Mas se você fizer isso
O amanhã não sera legal!

Agora se acalme…
Veja o bom da situação!
Pense em coisas boas por um segundo
E não em agressão.

Dê meia volta
Volte a dormir.
E quando acordar
Acorde a sorrir.

Esquece, que erro.
Odiei essa poesia.
Olá de novo, raiva.
Bem ocupada a sua vida.
Não é?

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.