ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Por Julia M. Copatti, 12 anos
Dona Fabiola e sua filha, Ana Clara, mudaram de cidade e decidiram vir para Curitiba. Na primeira semana de adaptação, a mulher foi a várias entrevistas de emprego, porém, nenhuma das empresas aceitaram seu currículo. Como Fabiola sempre teve o sonho de ensinar uma sala de aula, sua filha apoiou...
Por Juan Matheus Meneses, 12 anos
Ontem pela manhã, acordei, tomei banho, comi, escovei meus dentes, entrei no carro do meu pai e fui, junto dele, para minha escola. Eu estava animado pois teria duas aulas de educação física naquele dia, e, como sempre, no final da aula poderia jogar bola com meu amigo, Miguel. Mesmo...
Por Julia M. Copatti, 13 anos
Após Cecil terminar de comentar se o que acontecera com a esposa e o Fantasma seria contado aos futuros filhos, Virginia ficou envergonhada, pois sabia que havia prometido ao Sir. Simon que jamais contaria a ninguém o que houve. E sem perceber, ela devaneou em seus pensamentos relembrando todo o...
Por Renata Pereira Haas, 15 anos
Eu acordei confusa. Eu levantei minha cabeça e olhei para os lados. Eu estava na biblioteca, e havia adormecido enquanto lia um livro. Talvez tudo aquilo com o fantasma tivesse sido um sonho estranho. Muito estranho. Eu me levantei e fui guardar meu livro na prateleira, quando reparei que minhas...
Por Isabeli Jorge Cirino, 12 anos
Após a parede atrás deles se fechar, a caverna que até então estava mergulhada na escuridão se iluminou. Em determinados pontos nas paredes surgiram tochas com fogo. Isso confortou a jovem Virginia, que já estava assustada com todo aquele breu. Quanto mais adentravam na caverna, mais o vento aumentava. Chegaram...
Por João Henrique
Após atravessar a parede do Salão das Tapeçarias, Virgínia e o fantasma começaram a passar por um largo corredor, que se estreitava enquanto viajavam cada vez mais rapidamente. Ao final, estavam em um imenso salão, que continha duas portas. Uma das portas, à direita, era gélida, enquanto que a porta...
Por Davih Mazzini
Em um instante o lambri se fechara atrás deles e o Salão das Tapeçarias ficou vazio. Agora estavam os dois de mãos dadas, em uma caverna fria e escura. Virginia não conseguia ver nada. ― Aqui está mais frio que o inverno lá fora ― disse Virgínia batendo os dentes....
Por Camyly R. Prudêncio, 13 anos
Morena com cachos, até que legal, Um pouco grossa, mais uma pessoa real. Barata se chama o problema, Um medo que tem desde pequena. Um retrato fiel do pai, nos pensamentos e nas ações, Mas tem um espaço no coração, guardado para o amor da mãe. Gosta de filmes de...
Por Lara Klöppel A., 13 anos
Esgotam-se os rios E mares a fio Acabam-se as plantas Antes tantas! Fogem os que temem A fúria de seus inventos Matérias, pessoas, eras Tudo… Já era O que se podia fazer Não se fez Por quê? Vivos, mortos, corpos Se retorcem no enxofre corrosivo E depois, no fim, Renascem...

Mar

Por Lara Klöppel A., 13 anos
Quanto mais longe se vai, mas se quer voltar A distância pesa No coração do mar As ondas vem e vão Dançando na areia A sinfonia das águas Canta igual a uma sereia Em terras longínquas fui Forçado a me refugiar Mas meu coração clama O eterno canto do mar...

É proibida a reprodução sem a autorização expressa do NAAH/S | FCEE. Todos os direitos são reservados.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.