OFICINAS

Oficina Exploratória I

A Oficina de Atividades Exploratórias I trabalha com educandos que estão em processo de avaliação e ainda não possuem uma área de interesse/destaque definida. O objetivo é investigar detalhadamente a existência e consistência dos indicadores de AH/SD por meio de avaliação processual.

Para tanto, são exploradas as mais variadas áreas de interesse com atenção ao seu desempenho e habilidade em cada uma delas. O trabalho pedagógico é pautado em atividades diferenciadas que despertem as capacidades reflexivas, socioafetiva, criativa e intelectual dos estudantes. A pretensão é ampliar os conhecimentos, desenvolver e suplementar suas habilidades acadêmicas e criativas.
É importante ressaltar que o papel do professor é oportunizar atividades diversificadas para explorar e avaliar todas as áreas do conhecimento.

Algumas das atividades realizadas na Oficina Exploratória I são:

Na avaliação processual, caso o estudante não apresente comportamentos compatíveis com AH/SD, ele será desligado da Oficina Exploratória I. E será emitido parecer avaliativo, com devolutiva para a família.

Por sua vez, quando confirmados os indicadores de AH/SD, o educando é encaminhado para a Oficina de Atividades Exploratórias II para que se possa investigar, explorar e aprimorar sua área de interesse e destaque.

Confira algumas dicas de plataformas on-line relacionadas à Oficina Exploratória I:

Canva – plataforma de design gráfico
canva.com

Xmind – Software para mapeamento mental e brainstorming
xmind.net

 

Atividades, jogos e desafios on-line:

Geniol
geniol.com.br

Racha Cuca
rachacuca.com.br

Gartic
gartic.com.br

Kahoot
kahoot.com

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.