OFICINAS

Oficina de Atividades Exploratórias II

O objetivo da Oficina de Atividades Exploratórias II é explorar as habilidades e interesses dos estudantes, proporcionando atividades e materiais de enriquecimento. Visa delimitar a área de interesse, fomentar a pesquisa e desenvolver conhecimento técnico, pré-requisitos para a experimentação de atividades Tipo III, na qual se inicia a elaboração de projetos de pesquisas.

É realizado um inventário de interesses e, a partir dele, as atividades são programadas até que o estudante manifeste um interesse de pesquisa em alguma área específica.

Apresentam-se, a seguir, algumas das atividades propostas pela Oficina Exploratória II:

Após o período de realização das atividades propostas, ao ser observado foco e interesse em determinada área, a professora mediadora sugere que o aluno planeje um projeto de pesquisa, no qual serão descritos os objetivos e etapas do trabalho, bem como o material necessário e o local de apresentação do mesmo. Feito isto, a professora busca parcerias das áreas de interesse dos educandos, a fim de suprir a necessidade para tal pesquisa, orientando quanto a sites e livros que serão utilizados para a elaboração do projeto e auxiliando na avaliação, uma vez que o papel da professora é mediar e observar os indicadores de superdotação que possam ser apresentados pelo aluno, junto com o parceiro que dá suporte na sua área de conhecimento.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.