GALERIA DE ARTE VIRTUAL | EXPOSIÇÃO

Lendo e Relendo Cruz e Sousa

O projeto Lendo e Relendo Cruz e Sousa” apresenta 24 ilustrações exclusivas inspiradas em poemas do poeta catarinense Cruz e Souza, produzidas por estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) sob mediação da professora Vânia Franz. A ação, desenvolvida com os estudantes que atingiram o modelo de Enriquecimento do Tipo III, teve como objetivos principais fomentar a visibilidade do poeta Cruz e Sousa e promover a experiência de exposição artística aos estudantes e seus trabalhos.

O processo de criação ocorreu inicialmente com estudos sobre a biografia de Cruz e Sousa, leituras da obra do autor, e escolha dos poemas a serem ilustrados. A segunda etapa foi a iniciação dos estudos de artes, e por fim, a execução das obras.

As ilustrações foram produzidas em 2015 por estudantes do NAAH/S com idades entre 14 e 17 anos, à época, e são criações de Julia Mantelli Copatti, Adriana Espíndola, Rafael Martins Rosa, Lupo Kroll e Luís Felipe Corrêa Aramburu.

Clique nas imagens para navegar pela Exposição Virtual:

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.