GALERIA DE ARTE VIRTUAL | EXPOSIÇÃO

Cal na Parede

O Projeto “Cal na Parede” foi desenvolvido pelos estudantes da oficina de Artes Plásticas/Visuais do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), sob mediação da professora Vânia Franz, autora do projeto. Teve como proposta uma crítica bem-humorada da Cow Parade, evento que acontece em algumas cidades do mundo desde 1998, divulgando arte e cultura por meio de esculturas de vacas expostas em espaços públicos.

Segundo o artista suíço Pascal Knapp, quem desenvolveu a ideia com a intenção de provocar o riso, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte. A edição de 2011/2012 ocorreu em algumas cidades brasileiras, incluindo Florianópolis e outros municípios de Santa Catarina.

Inspirados no evento, os alunos da Oficina de Artes do NAAH/S – FCEE produziram vaquinhas em cerâmica, com a mediação da professora Vânia Franz. Segundo ela, o principal objetivo do projeto foi promover a arte dos estudantes. “Por meio do conhecimento e direito à prática de nossas raízes culturais, estamos exercendo também nosso direito à cidadania. Por isso, optamos pela temática do folclore no litoral catarinense,” explica.

O estado de Santa Catarina, colonizado por povos de várias etnias, tornou-se possuidor de um rico folclore e a cultura de base açoriana é predominante no litoral. É um costume dar acabamento às casas de estilo açoriano com uma pintura feita com cal. Daí o trocadilho CAL NA PAREDE/CowParade. Pelo motivo, também, de as esculturas serem expostas na parede.
As vacas foram modeladas em argila pela professora com o auxílio de alguns alunos, pois o objetivo maior foi a intervenção de cada um sobre as esculturas, seguindo seus projetos iniciais. Cada aluno apresentou sua proposta artística em uma vaquinha na pose escolhida entre os modelos: repousando, em pé ou pastando. Entre os seis trabalhos inscritos para expor no Cow Parade, um foi classificado entre os 140 escolhidos.

Clique nas imagens para navegar pela Exposição Virtual:

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.