ALTAS HABILIDADES | SUPERDOTAÇÃO

Dúvidas Frequentes

Clique em um dos itens abaixo para abrir a resposta:

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma condição caracterizada por habilidade acima da média e notável desempenho em alguma área do conhecimento. Algumas pessoas podem se destacar num setor ou podem combinar várias áreas. Tais áreas incluem capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.

Segundo a classificação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), os estudantes com AH/SD seriam “aqueles que apresentam um potencial elevado e grande desenvolvimento nas áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.”

Saiba mais na seção Altas Habilidades | Superdotação.

As AH/SD são comumente organizadas nas áreas:

Habilidade intelectual geral: apresenta memória e compreensão elevada; rapidez de pensamento; flexibilidade e fluência de pensamento; capacidade de pensamento abstrato para fazer associações; produção ideativa; e capacidade de resolver e lidar com problemas.
Aptidão acadêmica específica: habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; rapidez de aprendizagem; boa memória; gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica.

Pensamento criativo ou produtivo: originalidade; imaginação; capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora; sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade.

Capacidade de liderança: revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal; atitude cooperativa; sociabilidade expressiva; habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais; percepção acurada das situações de grupo; capacidade para resolver situações sociais complexas; alto poder de persuasão e de influência no grupo.

Talento especial para as artes: pode-se destacar tanto na área das artes plásticas e musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.

Capacidade psicomotora: destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

Saiba mais na seção Altas Habilidades | Superdotação.

De acordo com Joseph Renzulli, a definição das características gerais da Superdotação considera duas categorias: Acadêmica e a Criativo-produtiva.

Superdotação Acadêmica
Mais facilmente identificada pelos testes de QI. Algumas de suas características cognitivas são aprendizagem rápida e excelente raciocínio verbal e/ou numérico. Entre as características afetivo-emocionais, estão a busca ativa por aprendizagens e grande necessidade de estimulação mental.

Superdotação Criativo-produtiva
Desenvolvimento de materiais e produtos originais. Algumas de suas características cognitivas são a procura por novas formas de fazer as coisas e a demonstração de diversidade de interesses. Entre as características afetivo-emocionais, estão a preocupação moral em idade precoce, a imaginação vívida e a demonstração de perceptividade.

Saiba mais na seção Altas Habilidades | Superdotação.

O primeiro passo é buscar uma instituição para que uma avaliação seja realizada. Os profissionais responsáveis irão escolher os melhores instrumentos de avaliação através de um cruzamento de estratégias como: anamnese com a família, entrevistas com o estudante e profissionais da escola, aplicação de questionários e atividades com instrumentos (jogos) pedagógicos e testes psicométricos.

A avaliação é importante para que o perfil do estudante possa ser identificado, assim como seus interesses, dificuldades e de que maneira aprende. Dessa forma, é possível promover um atendimento educacional que contemple suas necessidades específicas.

Saiba mais na seção Ensino e Aprendizagem.

As Altas Habilidades/Superdotação estão contempladas nas diretrizes da Educação Especial, portanto, o atendimento educacional especializado é assegurado aos que se categorizam nessa condição. O indivíduo com AH/SD necessita de estímulos educacionais diferenciados para que possa se aprofundar nas áreas que mais se identifica e balancear com os estudos nas demais áreas. O atendimento educacional especializado é fundamental para promover o desenvolvimento interpessoal e a melhora da qualidade dos relacionamentos sociais, além da manutenção das habilidades específicas.

Saiba mais na seção Ensino e Aprendizagem.

Conforme a Lei n. 9.394, de 1996, o Poder Legislativo brasileiro garante aos estudantes com AH/SD acesso à educação especializada, com direito à adequação do currículo, conclusão do curso em menor tempo e acesso à sala de recursos especiais. Além disso, em 2005, o Ministério da Educação (MEC) criou e implementou os denominados Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) o que facilita a disseminação do tema por todo estado de Santa Catarina e implanta polos de Atendimento Educacional Especializado de Altas Habilidades/Superdotação nas escolas estaduais.

Saiba sobre o assunto na página de Leis e Direitos.

Na Grande Florianópolis, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é responsável pelo atendimento para pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

No estado de Santa Catarina, os estudantes em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação têm direito a atendimento educacional especializado em 29 polos de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação na rede estadual de ensino.

Acesse a seção de Atendimento Especializado para localizar um polo na sua região.

Galeria de Arte Virtual

Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.