As AH/SD são comumente organizadas nas áreas:
Habilidade intelectual geral: apresenta memória e compreensão elevada; rapidez de pensamento; flexibilidade e fluência de pensamento; capacidade de pensamento abstrato para fazer associações; produção ideativa; e capacidade de resolver e lidar com problemas.
Aptidão acadêmica específica: habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; rapidez de aprendizagem; boa memória; gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica.
Pensamento criativo ou produtivo: originalidade; imaginação; capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora; sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade.
Capacidade de liderança: revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal; atitude cooperativa; sociabilidade expressiva; habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais; percepção acurada das situações de grupo; capacidade para resolver situações sociais complexas; alto poder de persuasão e de influência no grupo.
Talento especial para as artes: pode-se destacar tanto na área das artes plásticas e musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.
Capacidade psicomotora: destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.
Saiba mais na seção Altas Habilidades | Superdotação.