ENSINO E APRENDIZAGEM

Avaliação

A avaliação para identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) deve ser realizada com o objetivo de identificar o perfil do estudante, seus interesses, dificuldades e suas formas de aprender, além de traçar metas para promover um atendimento educacional que contemple suas necessidades específicas.

A avaliação dos indicadores de AH/SD deve ser realizada por profissional com conhecimento na área e que também compreenda as etapas do desenvolvimento e da aquisição da aprendizagem. Nesta avaliação será analisado o contexto do aluno, da escola e da família. Deve ser considerado o histórico escolar, bem como as produções, história de vida e do desenvolvimento (marcos do desenvolvimento infantil) e, em determinados casos, o desempenho em testes psicométricos. Isto porque o comportamento do estudante com altas habilidades/superdotação apresenta várias dimensões, e não apenas o nível de sua inteligência. Aspectos como motivação individual, interesses, contexto familiar e social, entre outros, também são influenciadores.

Dessa forma, não há necessidade de laudo médico para que um estudante com indicativos de AH/SD receba Atendimento Educacional Especializado, tendo em vista que sua demanda é educacional e não da área da saúde.
O primordial em uma avaliação é ter clareza do seu objetivo e das estratégias que serão utilizadas para atingi-lo. A definição do que são AH/SD a partir de um referencial teórico é o primeiro passo. Depois, a escolha dos melhores instrumentos de avaliação, como:

Assim, a avaliação de AH/SD requer o cruzamento de inúmeras informações sobre o estudante. É através dessa sistemática que é possível conhecer os padrões de comportamentos que configuram a motivação, a autoestima e a capacidade criativa do estudante, para então favorecer o enriquecimento adequado de sua potencialidade. Um dos objetivos de avaliar indicativos de altas habilidades/superdotação em estudantes da rede regular de ensino é conduzi-los a um encaminhamento adequado, com o objetivo de desenvolver as habilidades identificadas e oferecer uma formação ampla ao indivíduo de acordo com suas potencialidades.

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Atendimento especializado em Santa Catarina

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.