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A identificação da superdotação em estudantes é essencial para o desenvolvimento das altas habilidades

O tema é debatido por pedagogas, professoras, pais e estudantes no programa Educação Especial em Foco da FCEE

28 de junho de 2022
em Notícias
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A identificação da superdotação em estudantes é essencial para o desenvolvimento das altas habilidades
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A pessoa com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação apresenta necessidades educacionais especiais e um ritmo de desenvolvimento cognitivo acima da média para sua faixa etária, além de possuir facilidade e rapidez na aquisição de conhecimento, que pode ser em uma área isolada ou combinada. Essas são características que exigem ferramentas e apoios diferenciados, para que os traços individuais de cada um sejam potencializados.

Para contribuir para a desconstrução de mitos, promover a inclusão da pessoa com altas habilidades e superdotação e qualificar o atendimento pedagógico a esse público, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) trouxe o assunto a debate.

“Superdotação: a importância da identificação para potencializar as altas habilidades” foi o tema da quinta edição do Programa Educação Especial em Foco, transmitido na segunda-feira, 27 de junho, às 19h, pelas redes sociais da instituição, com transmissão direta dos estúdios da FAPEU, no campus da UFSC, em Florianópolis.

“Fazer com que cada vez mais a sociedade conheça sobre a temática, e dessa forma, contribuir para que esses talentos não se percam. Esses jovens que têm tanto a contribuir para a sociedade, muitas vezes acabam ficando na invisibilidade sem ter o seu potencial reconhecido e valorizado”, afirma a psicóloga Andréia Panchiniak, coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) – um dos dez centros de atendimento especializado da FCEE. Além de Andréia, o programa recebe outras especialistas do NAAH/S: as pedagogas Karla Ferreira e Sandra Hottersbach e a psicóloga Aline Mendes.

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2021, há 23.758 estudantes identificados com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados em escolas públicas e privadas da educação básica no país. Em Santa Catarina, esse público totalizou 1.524 estudantes em 2021, conforme o Censo Escolar da Educação Básica, que engloba instituições das redes estadual, municipal e privada.

As oportunidades e os desafios da suplementação educacional de estudantes com altas habilidades / superdotação (AH/SD) estiveram entre os temas abordados, assim como as características da superdotação, indicadores, processo de avaliação e estratégias utilizadas na avaliação. O programa contou, ainda, com a participação de professores de alguns dos 30 Polos de Atendimento Especializado em AH/SD do Estado, de pais e de estudantes com altas habilidades/superdotação. E anunciou, também, o lançamento do Portal da Superdotação de Santa Catarina, para o dia 30 de junho. O Portal reunirá as principais informações relacionadas às Altas Habilidades/Superdotação em um único endereço: superdotacao.fcee.sc.gov.br.

O programa Educação Especial em Foco e o Portal da Superdotação de Santa Catarina estão entre as iniciativas desenvolvidas pela FCEE a partir da parceria técnico-científica firmada com a FAPEU – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/UFSC.

Clique na imagem abaixo e assista ao programa na íntegra:

 

Sobre a FCEE
Instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, a FCEE foi fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área.

Em seu campus, localizado em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com 10 Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. A Fundação mantém parcerias com instituições especializadas em educação especial de todas as regiões do estado de Santa Catarina, beneficiando cerca de 30 mil educandos com deficiência.

É responsável ainda pela análise e autorização da implantação de serviços especializados em educação especial nas escolas da rede estadual de ensino (segundo professor de turma, professor bilíngue, professor intérprete, professor instrutor da LIBRAS e atendimento educacional especializado), a partir da parceria com a Secretaria de Estado da Educação, beneficiando cerca de 18 mil alunos.

Tags: altas habilidadesEducação Especial em Focosuperdotação
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O Portal da Superdotação é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas diretrizes estabelecidas pelo NAAHS – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. O desenvolvimento do Portal da Superdotação integra as ações estabelecidas pela parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

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  • Capacidade psicomotora

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

  • Talento especial para as artes

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

  • Capacidade de liderança

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

  • Pensamento criativo ou produtivo

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

  • Aptidão acadêmica específica

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

  • Habilidade intelectual geral

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.