Portal da Superdotação de Santa Catarina
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Portal do Autismo de Santa Catarina
Sem resultados
Ver todos os resultados

Educanda da FCEE conquista Prêmio de Inovação Catarinense

27 de maio de 2022
em Notícias
0
Educanda da FCEE conquista Prêmio de Inovação Catarinense
Share on FacebookShare on Twitter

Uma educanda da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está entre os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, que foi entregue nesta segunda-feira, 27 de junho, em Florianópolis, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Bruna Gehlen do Amaral, aluna do 9º ano da EEB Maria Rita Flor, de Bombinhas, foi vencedora na categoria “Jovem Estudante Inovador”, em segunda colocação. Ela classificou-se com um projeto de jogo de tabuleiro envolvendo o tema “Vacinação”. Ela realizou a iniciativa ao longo de 2021, durante a Oficina Exploratória do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAH/S) da FCEE, com a orientação da professora Myriam Callado de Oliveira.

De acordo com a professora, o objetivo do jogo é levar ludicidade e desmistificar a vacinação para as crianças. O jogo, composto de peões, dados e cartas, se baseou no Calendário Nacional de Vacinação e contou com o apoio do pediatra João Pedro Carreirão Neto.

O prêmio, criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fapesc é responsável por sua organização.

O prêmio é dividido em 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto; Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; e Governo Inovador.

 

 

 

 

Tags: NAAH/Sprêmio
Artigo anterior

FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED

Próximo artigo

A identificação da superdotação em estudantes é essencial para o desenvolvimento das altas habilidades

Próximo artigo
A identificação da superdotação em estudantes é essencial para o desenvolvimento das altas habilidades

A identificação da superdotação em estudantes é essencial para o desenvolvimento das altas habilidades

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria de Arte Virtual

Acessar

Atendimento especializado em Santa Catarina

Onde encontrar

O Portal da Superdotação é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas diretrizes estabelecidas pelo NAAHS – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. O desenvolvimento do Portal da Superdotação integra as ações estabelecidas pela parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

Entre em Contato

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias

© 2022 - Portal da Superdotação de Santa Catarina

  • Capacidade psicomotora

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

  • Talento especial para as artes

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

  • Capacidade de liderança

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

  • Pensamento criativo ou produtivo

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

  • Aptidão acadêmica específica

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

  • Habilidade intelectual geral

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.