Uma educanda da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está entre os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, que foi entregue nesta segunda-feira, 27 de junho, em Florianópolis, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Bruna Gehlen do Amaral, aluna do 9º ano da EEB Maria Rita Flor, de Bombinhas, foi vencedora na categoria “Jovem Estudante Inovador”, em segunda colocação. Ela classificou-se com um projeto de jogo de tabuleiro envolvendo o tema “Vacinação”. Ela realizou a iniciativa ao longo de 2021, durante a Oficina Exploratória do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAH/S) da FCEE, com a orientação da professora Myriam Callado de Oliveira.
De acordo com a professora, o objetivo do jogo é levar ludicidade e desmistificar a vacinação para as crianças. O jogo, composto de peões, dados e cartas, se baseou no Calendário Nacional de Vacinação e contou com o apoio do pediatra João Pedro Carreirão Neto.
O prêmio, criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fapesc é responsável por sua organização.
O prêmio é dividido em 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto; Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; e Governo Inovador.