Portal da Superdotação de Santa Catarina
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Portal do Autismo de Santa Catarina
Sem resultados
Ver todos os resultados

FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED

6 de abril de 2022
em Notícias
0
FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED
Share on FacebookShare on Twitter

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu esta semana o curso presencial “Atendimento Educacional Especializado na área das Altas Habilidades/Superdotação: Conceitos Básicos, Estrutura e Funcionamento”. A capacitação foi realizada nos dias 5 e 6 de abril no Hotel Golden, em São José, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

“O objetivo principal foi capacitar professores e formar agentes multiplicadores de conhecimento sobre Atendimento Educacional Especializado de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, explica Andreia Roselia Alves Panchiniak, coordenadora do NAAHS/FCEE. Com aulas ministradas pela equipe do NAAHS, o curso contou com a presença de mais de 100 professores de todos os 27 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de AH/SD em seus dois dias de realização.

Para Dayani Machiavelli, assistente técnico-pedagógica do polo Dionísio Cerqueira, a realização de eventos como esse é crucial pela possibilidade de tirar dúvidas e ampliar o conhecimento sobre a temática, permitindo a continuidade com qualidade do trabalho de orientação e identificação de estudantes com AH/SD.

A dificuldade na identificação de alunos com AH/SD nas escolas é apontada pela professora assessora do polo Rio do Sul, Franciane Padilha. Para ela, iniciativas como a capacitação do NAAHS servem para dar base e incentivar a troca com outros membros da comunidade de atendimento educacional especializado. “Os profissionais retornam renovados para os polos com novas ideias, com dúvidas tiradas e parcerias formadas”, avalia.

“A constante necessidade de aprimoramento dos profissionais dos polos de AEE de AH/SD torna cursos como esses, essenciais, pois os especialistas são referência para professores de variadas áreas do conhecimento, equipes gestoras, pais e suas comunidades”, reforça a coordenadora de Educação Especial da SED, Tania Fiorini.

No estado de Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação têm direito a atendimento educacional especializado buscando minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. Desde 2014 a FCEE realiza o trabalho pioneiro de descentralização do atendimento nesta área da educação especial com a implantação de 27 polos de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação na rede estadual de ensino.

Artigo anterior

Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021

Próximo artigo

Educanda da FCEE conquista Prêmio de Inovação Catarinense

Próximo artigo
Educanda da FCEE conquista Prêmio de Inovação Catarinense

Educanda da FCEE conquista Prêmio de Inovação Catarinense

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria de Arte Virtual

Acessar

Atendimento especializado em Santa Catarina

Onde encontrar

O Portal da Superdotação é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas diretrizes estabelecidas pelo NAAHS – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. O desenvolvimento do Portal da Superdotação integra as ações estabelecidas pela parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

Entre em Contato

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias

© 2022 - Portal da Superdotação de Santa Catarina

  • Capacidade psicomotora

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

  • Talento especial para as artes

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

  • Capacidade de liderança

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

  • Pensamento criativo ou produtivo

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

  • Aptidão acadêmica específica

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

  • Habilidade intelectual geral

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.