Portal da Superdotação de Santa Catarina
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Portal do Autismo de Santa Catarina
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021

10 de agosto de 2021
em Notícias
0
Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021
Share on FacebookShare on Twitter

O Dia Internacional da Superdotação, comemorado neste 10 de agosto, foi celebrado pela primeira vez em 2011, no evento World Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas. Desde então, cresce a consciência sobre a importância da visibilidade e valorização deste público e dos serviços educacionais destinados a ele, cujo objetivo é avaliar e suplementar a área de destaque do aluno.

As olimpíadas do conhecimento, promovidas anualmente por diversas entidades em diferentes áreas, são uma forma de buscar estes talentos, pois as pesquisas e estudos apontam que medalhistas possivelmente têm indicadores de Altas habilidades/Superdotação. A edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cujos resultados foram divulgados há poucos dias, teve 13 medalhistas alunos de escolas estaduais de Santa Catarina. Todos estudantes dos polos regionais de atendimento educacional especializado em Altas Habilidades/Superdotação.

Em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do seu Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHs), coordena a politica de atendimento aos estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, atuando na identificação, avaliação e atendimentos destes estudantes, além de ministrar cursos, palestras, seminários, orientações técnicas e pedagógicas, capacitações e assessorias envolvendo a temática.

Desde 2014, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), a FCEE iniciou a implantação de salas de atendimento educacional especializado em Altas Habilidades/Superdotação em diversas escolas estaduais, disponibilizando recursos didático-pedagógicos aos profissionais que atuam na rede estadual. Neste ano de 2021, Santa Catarina possui 26 polos regionais de atendimento, em 22 municípios, com 341 alunos em atendimento.

Os 13 alunos catarinenses medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021 são provenientes dos municípios de Chapecó (E.E.B. Druziana Sartori e Centro Associativo de Atividades Psicofisicas Patrick – CAPP), Joaçaba (EEB Deputado Nelson Pedrini), Antônio Carlos (EEB Altamiro Guimarães), e Canoinhas (EEB Sagrado Coração de Jesus).

Artigo anterior

FCEE registra aumento de educandos superdotados com Múltipla Condição

Próximo artigo

FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED

Próximo artigo
FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED

FCEE promove capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação em parceria com a SED

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria de Arte Virtual

Acessar

Atendimento especializado em Santa Catarina

Onde encontrar

O Portal da Superdotação é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas diretrizes estabelecidas pelo NAAHS – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. O desenvolvimento do Portal da Superdotação integra as ações estabelecidas pela parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

Entre em Contato

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias

© 2022 - Portal da Superdotação de Santa Catarina

  • Capacidade psicomotora

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

  • Talento especial para as artes

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

  • Capacidade de liderança

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

  • Pensamento criativo ou produtivo

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

  • Aptidão acadêmica específica

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

  • Habilidade intelectual geral

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.