Portal da Superdotação de Santa Catarina
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Portal do Autismo de Santa Catarina
Sem resultados
Ver todos os resultados

FCEE registra aumento de educandos superdotados com Múltipla Condição

2 de março de 2021
em Notícias
0
FCEE registra aumento de educandos superdotados com Múltipla Condição
Share on FacebookShare on Twitter

No início deste ano, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), referência no estado, realizou um estudo atento ao aumento no número de educandos que apresentam múltipla condição entre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “Cerca de 30% dos alunos que estamos atendendo apresentam características de múltipla condição”, esclarece a psicóloga Andréia Panchiniak, que coordena o NAAH/S na Fundação. O estudo é fruto das atividades de estudos dirigidos que os Centros de Atendimento Especializado da FCEE realizaram para o planejamento pedagógico de 2021, de acordo com os interesses de cada área.

Para aprofundar os estudos acerca da múltipla condição, a equipe de profissionais do NAAHS realizou, no dia 23 de fevereiro, uma reunião online com a psicóloga Patrícia Neumann, renomada pesquisadora no tema da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). A profissional é superdotada e atua numa linha de pesquisa em Educação, AH/SD e avaliação psicológica e pedagógica, com ênfase na vida adulta, inteligência emocional, desenvolvimento socioemocional, relações interpessoais e aprendizagem. “O objetivo do meu trabalho é ajudar a tornar o conhecimento mais acessível para que todos, assim como eu, tenham mais oportunidades e opções de escolhas na vida. Quanto mais a gente se desenvolve, mais liberdade temos”, explica Patrícia. “A múltipla condição está dentro de uma perspectiva desenvolvimental que defende uma inter-relação entre fatores biológicos e influências sociais, em todos os seus aspectos, os quais são responsáveis por favorecer ou desfavorecer a expressão das Altas Habilidades/Superdotação. Múltipla condição quer dizer que a pessoa pode apresentar a condição de AH/SD e também uma ou mais condições, o que comumente chamamos de transtornos de neurodesenvolvimento”, conclui.

A professora do NAAHS Myriam Callado explica que existe uma escassez literária sobre o tema no Brasil. “Esse encontro foi valioso, pois Patrícia atualizou referenciais teóricos, nos apresentou outros pesquisadores da área no mundo e ampliou nossa perspectiva acerca do complexo universo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e a Múltipla Condição, que consiste em AH/SD e TEA ou ainda AH/SD e TDAH”, ressaltou a pedagoga, que acrescentou que o objetivo é continuar ampliando as capacitações na Fundação.

Mais informações sobre o NAAH/S no link https://www.fcee.sc.gov.br/centros-de-atendimento/naahs

Próximo artigo

Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021

Próximo artigo
Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021

Dia Internacional da Superdotação: alunos de SC medalhistas na Olimpíada de Astronomia 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria de Arte Virtual

Acessar

Atendimento especializado em Santa Catarina

Onde encontrar

O Portal da Superdotação é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas diretrizes estabelecidas pelo NAAHS – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. O desenvolvimento do Portal da Superdotação integra as ações estabelecidas pela parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

Entre em Contato

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Altas Habilidades | Superdotação
    • O que é Superdotação?
    • Características
    • Mitos
    • Leis e Direitos
    • Dados
    • Depoimentos
    • Galeria de Arte Virtual
    • Produção Textual
      • Poesias
      • O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde
  • Ensino e aprendizagem
    • Identificação
    • Avaliação
    • Técnicas e métodos
    • NAAH/S
  • Oficinas
    • Oficina Exploratória I
    • Oficina de Atividades Exploratórias II
    • Oficina de Leitura e Produção Textual
    • Oficina de Robótica Educacional
    • Oficina de Lógica e Matemática
    • Oficina de Artes Plásticas/Visuais
  • Oportunidades
    • Olimpíadas e Torneios
    • Cursos e Capacitações
  • Dúvidas Frequentes
  • Para Saber Mais
    • Dicas de Filmes
    • Dicas de Livros
    • Dicas da Internet
    • Publicações Técnicas
    • Diretrizes para AH/SD
    • Instituições Parceiras
  • Notícias

© 2022 - Portal da Superdotação de Santa Catarina

  • Capacidade psicomotora

Destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas e habilidades mecânicas.

  • Talento especial para as artes

Pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Engloba os estudantes que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, teatro, etc.

  • Capacidade de liderança

Revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, apresentam facilidade de contato social, capacidade de liderança, relacionamento aberto e receptivo, além de sensibilidade aos sentimentos dos outros.

  • Pensamento criativo ou produtivo

Relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Inclui estudantes que apresentam ideias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver suas ideias originais, bem como são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

  • Aptidão acadêmica específica

Habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento, rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse, capacidade de atenção, concentração e produção acadêmica. Inclui os estudantes que apresentam um desempenho excepcional na escola, que têm ótimo desempenho em testes de conhecimento e demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

  • Habilidade intelectual geral

Apresenta memória e compreensão elevada, rapidez de pensamento, flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, capacidade de resolver e lidar com problemas. Inclui indivíduos que demonstram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamento associativo.